domingo, 28 de fevereiro de 2021

Planilha de Controle Financeiro Pessoal

 Embora um software próprio seja uma solução muito mais prática do que uma planilha, é difícil confiar suas informações financeiras a um aplicativo qualquer. As planilhas são uma opção para quem não quer investir em um software específico para controle financeiro por serem caros, ou por não serem tão personalizáveis, ou simplesmente por não confiar na segurança do software.

Pensando nessas pessoas, mas principalmente nas que não têm ideia de como elaborar uma planilha, deixarei aqui o link para o Libre Office, pacote composto por um editor de textos, um manipulador de planilha de cálculo e outros softwares para escritório. Este pacote é open source, o que significa que, se você quiser, pode "abrir o código" e ver o que tem nele. Não é meu intuito aqui discutir as vantagens do open source. O que interessa para o momento é que você pode baixar este pacote gratuitamente e de uma fonte segura.

O link é este: Libre Office 7.1.0 

Além do Windows, ele tem versões para Linux e MacOS.

Tudo bem, mas, e depois, como fazer a planilha?

Quem já tiver prática com planilha pode pular este parágrafo. Para os iniciantes, a primeira coisa a informar é que uma planilha de cálculo é como uma tabela, dessas que você vê facilmente em jornais, revistas e livros. Ou seja, uma forma de organizar dados em linhas e colunas. Os cruzamentos entre linhas e colunas são chamados de células. Cada linha é identificada por um número (inteiro e em ordem crescente) e cada coluna por uma letra (na ordem usual do alfabeto). Assim, podemos identificar a posição de cada dado indicando a coluna e a linha onde está. Por exemplo, se você colocou o dado salário na segunda coluna e terceira linha, ele está na célula B3. Tem um vídeo bem básico no YouTube que você pode ver: Planilhas Básico

A planilha de controle financeiro pode ser personalizada de acordo com as suas necessidades. O modelo que estou fornecendo tem as entradas mais comuns para a maioria das pessoas.

Nesta parte você vê os principais botões do Libre Office e o início da planilha que disponibilizei via Google Drive.

Nesta parte da planilha você pode ver um resumo da situação entre o que se recebe e o que se paga, bem como um gráfico que serve para comparar entradas e saídas de uma forma geral. Para quem não está acostumado com esses termos, chamamos de entrada tudo o que é recebido, seja na forma de salário, de aluguéis, de vendas; e de saída, tudo o que é pago. As saídas devem ser anotadas rigorosamente, preferencialmente na data em que foi feito o pagamento. Descrever cada item ajuda a perceber se tem um item em que se poderia economizar.

   Esta parte da planilha é dedicada a renda mensal. Coloquei Fonte de renda 1 e Fonte de renda 2, mas você pode mudar para Salário, por exemplo. Se você ainda não tem uma segunda fonte de renda, fica a dica: nos países desenvolvidos é normal que uma pessoa tenha mais de uma fonte de renda.

As despesas terão o nome que você escolher. A lista que está aí é somente ilustrativa. Suas despesas são só você que sabe, mas a dica é: quanto mais detalhes, melhor é o controle. Os valores devem ser digitados normalmente, usando a vírgula para separação das casas decimais. Quando apertar ENTER, o formato numérico será usado automaticamente.

Na parte Economia Mensal, você deve anotar tudo o que sobrou durante o mês, seja por conta de descontos que obteve, ou por uma conta que veio menor do que esperado, ou por outro motivo qualquer. ANOTE tudo. Se não sobrar nada, pense o que está impedindo que você economize e tente no próximo mês.

Se você já tem a planilha, aproveite para controlar suas finanças de uma forma mais eficiente.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

A planilha foi elaborada por mim, mas não representa nenhum compromisso entre mim e qualquer pessoa que fizer o seu download.

Espero que essa planilha o ajude a conquistar uma vida financeira melhor!

Não perca a sua na Eduzz, clicando aqui!

Até breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A moderação é para garantir sua segurança.
Farei isso o mais breve possível. Muito obrigado por comentar.

Desvendando o Mistério das Raízes: Método da Posição Falsa Implementado em Python, Sclab e Excel

Olá! É sempre um prestígio a sua visita. Para tirar o máximo de proveito do nosso conteúdo, tenha  papel e caneta em mãos . Faça anotações ...