sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Como Publicar seu Livro de Forma Independente pelo Amazon Kindle Direct Publishing

 A primeira coisa que vão falar para você sobre publicar um livro de forma independente é a questão da credibilidade. De acordo com a opinião de algumas pessoas, um autor só é levado a sério se tiver uma editora para referendar o seu trabalho.

Mas, se você chegou até esta página é porque está pouco se lixando para esse tipo de opinião. Então, vamos ao que interessa.

Se você tem um bom conteúdo, seja ele didático, técnico ou literário, de qualquer gênero (romance, poesia, crônicas, biografias) e quer publicar por uma plataforma de alcance global, a Amazon KDP é o melhor lugar para você.

Vantagens

1. É um serviço gratuito, em todas as etapas, sem exigência de compra antecipada de exemplares. Ou seja, você publica e entra quase imediatamente na lista de livros da gigante Amazon. Além do e-book, que está se consolidando na opção de leitura de um grande público, há a opção de fornecer uma versão impressa. E o melhor, você também não paga nada. Não é obrigado a comprar nenhum exemplar. O serviço trabalha com impressão sob demanda e é extremamente eficiente, não precisando impor a compra de nenhum exemplar por parte do autor. Aliás, este é o verdadeiro serviço de impressão sob demanda.

2. Burocracia quase zero. Isso mesmo. Você se cadastra na plataforma, informando seus dados, sobe seu conteúdo para o servidor do KDP, preenche os dados do seu trabalho e clica em um botão chamado publicar. Para quem mora no Brasil, isso chega a ser assombroso, pois estamos acostumados a enfrentar cotidianamente uma burocracia gigantesca para quase tudo que fazemos.

3; Tudo é resolvido on-line. Você não vai precisar assinar papeis impressos, muito menos lavrar coisa nenhuma em cartório. Você é autor, deve se preocupar em produzir e não ficar se desgastando com pendências jurídicas anacrônicas.

4. Seus direitos autorais são respeitados. Em momento nenhum você perde o controle sobre a sua obra. Você pode cadastrar e retirar do cadastro do KDP Ilimitado (serviço para assinantes que paga a você por página padronizada lida). Como o serviço é exclusivo para assinantes, a única exigência feita pelo KDP é que você não disponibilize o mesmo livro em outras plataformas (não faz sentido ser exclusivo para assinantes se estiver disponível para outras pessoas de fora).

5. Pagamentos mensais. Todo mês que houver vendas ou páginas lidas no programa KDP Ilimitado, o pagamento de royalties será feito, independente do valor. Isso mesmo. Há plataformas que só pagam se o saldo for igual ou superior a R$ 100,00 por exemplo. Lembre-se de que a adesão ao KDP Ilimitado é opcional.

Como se cadastrar?

Importante: se você já é cliente Amazon, pode entrar no KDP usando o mesmo login e senha de cliente. Para quem ainda não é cliente, os passos estão a seguir.

Você pode entrar no site do serviço KPD clicando aqui, ou, se preferir, pode pesquisar no Google por KDP e você achará o link: https://kdp.amazon.com/pt_BR/.

 

Dentro da página, você verá no lado direito superior os botões para entrar (para quando já tiver cadastro) e Inscrever-se, que é o que você usa quando vai se cadastrar no serviço.






Se mesmo depois de clicar em inscrever-se, você for direcionado para uma tela de login, você pode rolar essa tela para encontrar o botão Criar conta do KDP.



Ao clicar nesse botão, uma janela com um pequeno formulário será aberta, onde você colocará seu nome, seu e-mail e uma senha que precisará ser repetida logo abaixo (escolha uma senha forte e não a esqueça).

Formulário preenchido, você já pode acessar o KDP do ponto de vista de autor.

Alguns dados adicionais serão necessário, como dados fiscais, informações bancárias (conta em que a Amazon deverá depositar seus royalties), etc.

A plataforma é muito intuitiva e você não terá dificuldade em seguir as telas para publicação do seu trabalho.


Na parte superior, você encontra as opções Biblioteca (onde terá a lista de suas publicações), Relatórios (onde você acompanha suas vendas e páginas lidas no KDP Ilimitado), Comunidade (onde você pode participar de fóruns com outros autores independentes), e Marketing (onde algumas ações de marketing podem ser ativadas.


Logo abaixo, você verá a opção de Criar um novo livro, que pode ser um e-book, um livro de capa comum e, o mais novo serviço, livro de capa dura.


É possível também criar uma série de livros (como aquelas famosas trilogias).

Após clicar em um desses botões, você deve percorrer três etapas.


Etapa 1: Detalhes do e-book - aqui você deve preencher os dados como idioma, título, série (se for parte de uma série), número da edição, autor e outros colaboradores (se tiver, por exemplo: editor, fotógrafo, etc), descrição, confirmação sobre os direitos autorais, etc.


Etapa 2: Conteúdo do e-book - é onde você fará o up-load do miolo do seu livro, definir a capa, etc.


Etapa 3: Preço do e-book - nesta etapa você define o preço do e-book e esta é uma etapa crucial para os seus objetivos com relação ao público que quer alcançar ou ao público que você já possui. Caso não tenha ideia de qual preço definir, o melhor é fazer uma pesquisa sobre títulos semelhantes. Mas leve em consideração também sua expertise no assunto, se for o caso.


Percorridas as três etapas, você verá um botão com a palavra mágica: PUBLICAR.


E a mágica acontece. Claro, por questões de segurança, haverá um período de revisão automática de sua obra, mas depois seu livro estará disponível nas lojas da Amazon.


A finalidade dessa postagem foi ajudar uma pessoa como você a publicar livros de forma rápida, prática e vantajosa.


Observe, no entanto, que é sempre recomendado que você peça alguém para fazer uma revisão do texto para diminuir erros de digitação, por exemplo. E, claro, você deve sim registrar seu livro. Mas isso é assunto para outra postagem.


Um forte abraço e até breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A moderação é para garantir sua segurança.
Farei isso o mais breve possível. Muito obrigado por comentar.

Qual é a sua estratégia para aprender?

 Olá! É sempre um prestígio a sua visita. Esta publicação tem como objetivo conhecer melhor a estratégia para aprender dos internautas, como...